FNCP - Fórum Nacional Contra a Pirataria
Imposto cresce crime agradece
Jorge Maranhão - O publicitário e jornalista Jorge Maranhão, criador Instituto de Cultura da Cidadania A Voz do Cidadão.
Fala de seu envolvimento com as questões da cidadania e da parceria com o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade.
FNCP: Como começou seu envolvimento com a questão da cidadania.

Jorge Maranhão: Comecei com a minha própria tese de mestrado em filosofia, há 20 anos. Eu buscava descobrir por que o Brasil é excelente em todas as áreas (artes, ciências, tecnologias, engenharias, medicinas, gestão...) e nós não temos uma imagem excelente de nós mesmos. Li toda a antropologia clássica brasileira e só encontrei explicações com relação ao passado. Não encontrei uma proposta no presente, que justificasse essa nossa cultura de baixa auto- estima. Cheguei à conclusão que três fatores são responsáveis por construir nossos valores éticos e princípios morais: a Educação, o Judiciário e a Mídia. Eu achei que a única possibilidade que nós tínhamos de aumentar nossa auto-estima seria quando a mídia explicasse o que é cidadania. A mídia também é o único dos três sistemas que citei que é totalmente privado. Daí surgiu o meu primeiro livro não acadêmico chamado Mídia e Cidadania. Achei que a única possibilidade que tinha de aumentar nossa chance de criar um novo projeto de nação.

FNCP: Como é o trabalho desenvolvido pela VOZ DO CIDADÃO?

Jorge Maranhão: A Voz do Cidadão atua em quatro frentes principais. A primeira é a editorial, com a publicação de livros e cartilhas ensinando o que é cidadania. A segunda é o próprio portal A Voz do Cidadão, onde estão disponibilizados 20 serviços de educação corporativa e comunicação sobre o que é cidadania e suas respectivas ferramentas. A terceira são os boletins radiofônicos na Rádio CBN (terças e quintas-feiras às 15:00h, em rede nacional) e a coluna de comentários da Rádio Globo (aos domingos, também em rede nacional). A quarta é o Programa de Educação Corporativa, composto de palestras e oficinas voltadas à cultura e à cidadania, onde atuamos junto aos quadros gerenciais de empresas e entidades.

FNCP: Qual o próximo passo na parceria entre A VOZ DO CIDADÃO e o FNCP

Jorge Maranhão: O próximo passo é a palestra da VOZ DO CIDADÃO que o FNCP está oferecendo aos seus associados e ao quadro funcional das empresas associadas no próximo dia 17 de maio. Vamos apresentar uma programação especialmente desenvolvida para o FNCP, onde serão abordadas a cultura de cidadania em oposição à cultura da ilegalidade. Os participantes membros do FNCP terão 50% de desconto no valor da inscrição e ainda ganharão um exemplar do livro Cultura de Cidadania - Para Construir um Novo País, de minha autoria
Brasil Original twitteryou tubefacebook
Bookmark and Share
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1690, conjunto 22, 2º andar
Jardim Paulistano, São Paulo - SP, CEP: 01451-001
(11) 2533-3415 / 2528-1552 | secretaria@fncp.org.br