FNCP - Fórum Nacional Contra a Pirataria
Imposto cresce crime agradece
José Alberto da Costa Machado
Coordenador-Geral de Estudos Econômicos e Empresariais da Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA
Quais medidas de combate à pirataria a Suframa tem realizado e apoiado?
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) tem apoiado toda e qualquer iniciativa de combate à pirataria no seu âmbito de atuação. Realizamos em 9 de março de 2006, o 1º Seminário de Combate à Pirataria na Zona Franca de Manaus, com apoio do FNCP, CNCP e SindiReceita. Houve palestras, mostras e conferências, com destaque para a palestra do ministro Gilson Dipp, do Supremo Tribunal de Justiça, do jornalista Caco arcelos, da TV Globo, da deputada federal pelo Amazonas e presidente da Frente Parlamentar Contra a Pirataria, Vanessa Grazziotin (PC do B), além de representantes da iniciativa privada, associações e sindicatos.

Quais são as metas da Suframa para 2007 no combate à pirataria?
O combate à pirataria é constante na área de atuação da SUFRAMA. Sendo que o mais importante é a conscientização das pessoas de que a pirataria, o descaminho, o subfaturamento, e o contrabando são ações criminosas que tiram empregos, impostos e faturamento das indústrias do Pólo Industrial de Manaus.

O faturamento do Pólo Industrial vem batendo recordes na produção, arrecadação 

e na geração de empregos. Se não fosse a pirataria este resultado poderia ser
ainda melhor?

Evidentemente que sim. Um dos setores que deveria ter maior crescimento seria o dos pólos relojoeiro e fonográfico que sofrem enormes prejuízos com a falsificação e o contrabando, o que levou inclusive algumas indústrias do setor a encerrarem suas atividades.

José Alberto da Costa Machado é Doutor em Desenvolvimento Sustentável, Mestre em Engenharia de Sistemas de Computação, pesquisador e professor-adjunto da Universidade Federal do Amazonas, além de Coordenador-Geral de Estudos Econômicos e Empresariais da SUFRAMA.
Brasil Original twitteryou tubefacebook
Bookmark and Share
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1690, conjunto 22, 2º andar
Jardim Paulistano, São Paulo - SP, CEP: 01451-001
(11) 2533-3415 / 2528-1552 | secretaria@fncp.org.br