FNCP - Fórum Nacional Contra a Pirataria
Imposto cresce crime agradece
André Almeida
Advogado André Almeida - comenta e defende maiores recursos para o combate à pirataria no Brasil.
O Sr. acredita que a pirataria praticada no Brasil tem sido uma barreira para a entrada de empresas estrangeiras no país?

A pirataria praticada no Brasil faz com que empresas estrangeiras tenham receio em investir no país, principalmente quando se trata de indústrias que podem ter seus produtos pirateados, no entanto, após a criação do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), o combate à pirataria se tornou mais eficaz, mas ainda pode ser melhorado. Com a difusão dos bons resultados obtidos na esfera federal em âmbito estadual o Brasil se tornará um país atraente para o investimento de diversas empresas estrangeiras.

A pirataria tem provocado grandes danos ao setor de software e hardware no Brasil. Como estão os índices de perdas?

O índice de pirataria de software no Brasil, segundo estudo da International Data Corporation (IDC) é de 64%, ou seja, de cada 10 softwares instalados em computadores no Brasil, cerca de 7 deles estão piratas, esse índice gerou aos fabricantes uma perda de 766 milhões de dólares em 2005.

Como o Sr. descreve a atuação do CNCP no combate à pirataria no Brasil?

Com a criação do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), houve uma grande redução de produtos piratas e descaminhados no âmbito federal, no entanto este é o inicio de um trabalho que deve ser difundido internamente em cada estado e município. O CNCP está iniciando um trabalho que para melhor efetividade deve ser ampliado, para tal, o governo deveria destinar um orçamento maior especificamente para o combate à pirataria.

* André Almeida é sócio fundador do escritório Almeida Advogados, atuante nas áreas de Direito Societário, Contratual e Propriedade Intelectual. É membro e conselheiro da Inter-American Bar Association (IABA), da Câmara E-Net e da Associação Brasileira de Empresas de Software.

Brasil Original twitteryou tubefacebook
Bookmark and Share
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1690, conjunto 22, 2º andar
Jardim Paulistano, São Paulo - SP, CEP: 01451-001
(11) 2533-3415 / 2528-1552 | secretaria@fncp.org.br